Foto: Com Soc
Representações de organizações militares do Exército, da Força Aérea, da Brigada Militar e dos Bombeiros Militares participaram da solenidade que marcou o 80º aniversário da Tomada de Monte Castelo pelos aliados – incluindo soldados brasileiros – durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália. A cerimônia ocorreu na Praça General Osório, em Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (21). Pela primeira vez, o ato não contou com a participação de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – o último pracinha que ainda acompanhava os atos até o ano passado, Taltíbio Custódio, faleceu na data em que completava 104 anos, em dezembro de 2024.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O comandante da 3ª Divisão de Exército, general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, presidiu a solenidade e relembrou os desafios enfrentados pelos ex-combatentes da FEB, como o inverno rigoroso da Europa e o terreno íngreme do local do conflito.
– A partir do momento que a FEB conquistou o Monte Castelo entrou em outro patamar ao lado das tropas aliadas, passou a ser vista como uma tropa aguerrida, com responsabilidade e com capacidade ofensiva. Hoje, precisamos rememorar essa data, não deixar esquecer jamais, porque serve de exemplo para todos nós – afirma o general Pimentel.
Durante a solenidade, a banda da 3ª DE executou a Canção do Expedicionário, em memória dos soldados brasileiros que lutaram em solo italiano. Uma corbélia de flores foi colocada ao lado do monumento da FEB na praça e um toque de silêncio foi realizado em memória dos expedicionários da região já falecidos. A solenidade foi finalizada com um desfile de apresentação das tropas.
A tomada de Monte Castelo não se resumiu a um único dia: 21 de fevereiro de 1945. Começou no dia 24 de novembro de 1944 e se estendeu até 21 de fevereiro de 1945. Foram, antes da conquista definitiva, quatro ofensivas, todas sem êxito: a primeira aconteceu no dia 24 de novembro de 1944, e a segunda, já no dia seguinte, 25. O terceiro ataque foi no dia 29 de novembro, e o quarto, no dia 12 de dezembro. Foi somente na quinta tentativa que os soldados brasileiros conseguiram a façanha de conquistar a montanha e permitir o avanço das tropas aliadas.